Entrevistas de David Chase





entrevista de rádio "Air America" ​​de David Chase conduzida por Richard Belzer em 14 de abril de 2008:

Richard Belzer: Eu estava com Steve Schirripa [que fazia Bob Bacala] recentemente. Nós estávamos falando sobre um monte de coisas e ele estava dizendo que ele ouviu todas as  teorias para a série que não tinham fudnamento.. e não era nada que os atores pensavam. Diferente de pequenas dicas ao longo do caminho, como quando Tony e Steve estão no barco no lago e eles dizem "Você provavelmente nem ouve quando acontece, não é?" ou "você nunca sabe quem vai bater em você"

David Chase: Isso foi parte do final.

Richard Belzer: Oh, foi? Veja o que eu sei!? Houve outras coisas em episódios anteriores que foram dicas para isso?

David Chase: Houve isso e houve um tiroteio em que Silvio foi uma testemunha. Bem, ele não era uma testemunha, ele estava comendo um jantar com um casal de prostitutas e com algum outro cara que foi atingido e houve algumas coisas visuais desse tipo de comentário de Tony e Baccala "você nunca ouve quando acontece" ou "você nunca sabe quem vai bater em você". É sobre isso.



O "nunca ouvir o tiro" é construido por Chase durante todo o episódio final. Phil é morto quase da mesma maneira que Tony. Phil é baleado no lado da cabeça e nunca ouviu o tiro.

Em "Made in America" vemos como Tony está vulnerável e jamais ouviria o tiro. Isto é passado em duas cenas separadas.

 A primeira cena é no acordo com Nova York, onde um tal George é o mediador. Ele pergunta para Tony se ele quer água (que está por trás de Tony). Em resposta, Tony faz um rápido "giro ao redor" para ver o que está por trás dele, assustado --> ele não tinha verificado se tinha alguém ali...ele ficou exposto.





No início da cena de Tony e Junior, no asilo,  Tony está olhando para Junior. Um enfermeiro atrás dele (atrás de seu ombro direito, de onde também o atirador ira estar no Holsten's) pede duas vezes para Tony sair de seu caminho e levanta a voz (Tony nem ouviu ele...). Finalmente, Tony olha para trás e parece estar surpreso ao ver o moço negro.







Além disso, na casa de proteção da família, Carmela pergunta a Tony se ele está sendo cuidadoso; Tony olha para longe e não responde Carmela. No episódio anterior "Blue Comet", Tony diz para Silvio ter "olhos atrás da parte de trás da sua cabeça", se referindo a possível retaliação de Phil contra a gangue de Tony. Infelizmente, Tony não leva seu próprio conselho no Holsten's.



 2012 David Chase foi entrevistado por Jake Coyle da Associated Press, pode ser a sua entrevista mais reveladora

Sobre a tela preta no final:

 "Acho que muitas pessoas pensaram que estavam sendo enganadas, que eu estava sendo realmente (...) pós-moderno ou apenas mostrando minha  "desprezo" pelo público ou rindo "Ha, ha, ha. É apenas um programa de TV". Nada disso era o que estava acontecendo. Esse foi o melhor final que eu conhecia e eu pensei que ele disse algumas coisas, mas as pessoas não entenderam porque estavam com raiva. Ou talvez não tenha sido bem executado."


"Tony estava lidando com a mortalidade todos os dias. Ele estava distribuindo vida e morte. E ele não estava feliz. Ele estava recebendo tudo o que queria, aquele cara, mas não estava feliz. Tudo o que eu queria fazer era apresentar a ideia de como a vida é curta e como ela é preciosa. A única maneira que eu senti que eu poderia fazer isso era arrancando-a. "

"Será que Tony morreu ou não morreu? Bem, em primeiro lugar, realmente se resume a isso: Havia, o que, seis temporadas desse show? Sete? Eu deveria fazer uma cena e terminar onde ela mostra que o crime não compensa? Bem, vimos que o crime compensa. Vimos isso há quantos anos? Agora, em outro sentido, vimos que o crime não compensa porque não trazia felicidade. Ele (Tony) era um homem extremamente isolado e infeliz. E finalmente, de vez em quando, ele fazia uma conexão com sua família e era feliz lá. Mas neste caso, aconteça o que aconteceu, nunca chegamos a ver o resultado disso. Foi arrancado dele e de nós. Eu esqueci o que meu ponto era."
 
(Jake: Que o significado do show não precisava estar lá naquele momento final. Ele estava lá o tempo todo)
 
"Exatamente. Isso é o que eu sentia. É realmente sobre o tempo, para mim - só para mim - e amor. O que mais temos neste universo? É um universo frio. As pessoas disseram: "Oh, o show é tão sombrio", e postulava a noção de que ninguém nunca muda. Essa nunca foi a minha intenção. A mudança é difícil de encontrar, e como a maioria de nós, ele não estava se esforçando o suficiente. As pessoas disseram: "Oh, ficou pior, pior e pior". Eu acho que ele é o mesmo cara no começo como ele estava no final. Talvez tivesse um pouco mais de capacidade de compaixão pelas pessoas, eu não sei.
Eu disse que é um universo frio e não quero dizer isso metaforicamente. Se você sair para o espaço, está frio. Está muito frio e não sabemos o que está lá em cima. Nós estaamos neste pequeno pedaço onde há um sol. O que temos, exceto o amor e um para o outro, para nos proteger contra todo esse isolamento e solidão?"



 2013: Chase foi convidado, (enquanto promovia seu primeiro longa, Not Fade Away) pelo Metro New York, para lançar luz sobre o episódio final. Chase disse:

"Bem, o que Tony deveria estar pensando, eu acho, e o que todos nós devemos pensar - embora não possamos viver dessa maneira - é que a vida é realmente curta. E há bons momentos nela e há momentos ruins. E que nós não sabemos por que estamos aqui, mas sabemos que a 20 milhas está congelando [fora da Terra), é um Universo gelado, mas aqui temos essa coisa chamada amor, que é nossa única defesa, realmente, contra todo o frio, e quando esse breve intervalo acaba, eu acho que você provavelmente estará surpreso. É tudo o que posso dizer."


2014: Chase, em uma entrevista de 2014 com The Daily Beast, novamente enfatiza o significado do final e  explicitamente afirma que Tony morreu. Chase afirma que a cena final faz uma "pergunta espiritual" e é então perguntado qual é a pergunta espiritual:

[Pausa Longa] Eu direi isto: A pergunta [espiritual] que a cena final pede é, para ser realmente pretensioso, o que é o tempo? Como passamos nossa estada realmente breve aqui? Como nos comportamos e o que fazemos? E o reconhecimento de que tudo acabou muito cedo, e raramente acontece da maneira que pensamos. Eu acho que a morte raramente vem para as pessoas da maneira que eles pensam que vai acontecer. E a pergunta espiritual seria: "É tudo o que existe?"


2012: o jornalista Brian Hiatt  escreveu um artigo (que saiu no Men's Journal em dezembro de 2012) sobre uma conversa que teve com Chase sobre o fim. Veja o que Chase disse sobre a perspectiva da câmera mostrar o ponto de vista de Tony no restaurante (em boa parte, vemos o que Tony vê):

David Chase: "A única coisa que eu diria definitivamente sobre isso é que Tony colocou-se lá. Era o mundo como ele o via. Ele era responsável por onde ele acabou - onde quer que seja. Assim como no início, ele se enviou para a terapia e ele estava olhando para aquela estátua. " (Ele está se referindo ao primeira tomada de câmera da série - outra confirmação tácita.)


Na primeira cena do primeiro episódio: Tony olha para cima e vê a estátua de uma mulher e a câmera corta para o ponto de vista de Tony. (O fato de Tony estar debaixo das pernas da estátua claramente remete a nascimento)





Na última cena da série Tony olha para cima e vemos o que ele vê...nada, o fim.




[Ah, mas e a teoria que a morte não é o fim? como fica? Mesmo na sessão com o médium, não vemos o que se passa, apenas ouvimos o que o médium disse que estava ouvindo... dos espíritos, não há contradição]