Carmela Soprano



A jornada de Carmela na Temporada 6 é como a de Tony em muitos aspectos. Nos primeiros momentos do início da temporada final (em “Members Only”), vemos Carmela sonhando com  Adrianna em meio a construção de sua “spec house” (em S05E12 Carmela reata com Tony com ele se comprometendo a financiar seu projeto). Carmela diz a Adriana que ela “se preocupa o tempo todo”. Mais tarde, ela diz a Tony que eles têm tido sorte. Na primeira parte da temporada final, temos um vislumbre de um futuro potencial para Carmela quando Ginny Sack é financeiramente destruída após seu marido se declarar culpado e ser enviado para a prisão. Mais tarde, a mãe de Adriana confronta Carmela dizendo que ela acredita que sua filha foi assassinada por Christopher. Isso desperta o interesse de Carmela conforme a primeira parte da última temporada se desenrola.



No episódio “06x11.Cold Stones”, Carmela viaja para Paris com Rosalie Aprile, viúva do falecido chefe Jackie Aprile, e mãe de Jackie Jr., que foi assassinado pela equipe de Tony. Aqui, a viagem a Paris de Carmela torna-se muito semelhante a de Tony perto da morte (a experiência em Costa Mesa como Kevin Finnerty). Carmela fica esmagada pela história da cidade e como milhares de vidas  passaram lá ao longo de séculos. Como Tony depois de sua experiência de coma, ela parece ter uma nova visão sobre o que a vida significa no grande esquema das coisas.




" Esta cidade é tão velha...Só de pensar em toda as pessoas viveram aqui.
Geração após geração... Centenas e centenas de anos, todas essas vidas!
Deus, é tão triste!
Pode parecer triste, eu não sei... Faz pensar, pensar de uma forma diferente.
Teve uma noite no hospital... Quando Tony ia e vinha...
Saiu do coma por um minuto e disse "Quem sou? Pra onde vou?"
Nesse momento não sabia a que se referia.
Mas vir aqui... Me faz sentir da mesma forma.
Não é estranho? "


Mais importante, Carmela, em seguida, sonha que vê Adriana em Paris. No sonho, um homem da polícia francesa refere-se a Adriana e diz a Carmela que “Alguém precisa dizer a ela que ela está morta”. Aqui, durante possível iluminação espiritual de Carmela, ela chega mais perto do que nunca de perceber que Adriana foi assassinada e, talvez, mais importante, pode estar percebendo sua própria cumplicidade e responsabilidade.


Para enfatizar ainda mais o paralelo com a viagem em coma de Tony, nos instantes finais da viagem de Carmela, enquanto esperava Rosalie e contemplava a Paris noturna, ela vê um farol no topo da torre Eiffel (como o farol visto por Tony/Finnerty em Costa Mesa). Ah, esse David Chase... gênio!



Quando Carmela retorna de Paris, ela veementemente pede a Tony para encontrar um detetive particular para encontrar Adriana. Para distrair Carmela de sua crescente preocupação com o destino de Adriana, Tony pede a Silvio para influenciar um inspetor de obras para que Carmela possa avançar em sua construção. Consequentemente, Carmela fica muito feliz e grata a Tony. No fim da 6A, Carmela descarta o cartão de visita do detetive que ela procurou para descobrir a verdade sobre Adriana e retorna para seu conforto material.

Ela simplesmente não queria mais aborrecer Tony com esse assunto, dado a boa vontade dele para com ela, ou, mais fundo, ela suspeitou, em algum nível, que Adrianna poderia ter sido mesmo assassinada e não quis importunar Tony, aceitando seus favores... e sendo cúmplice?


Chase pode ter dito tudo o que ele quis dizer sobre sua personagem até o final da primeira parte da temporada final, daí ela aparecer pouco em 6B.

Carmela retorna alegremente a sua antiga vida depois da guerra de Tony com Nova York foi resolvida. A morte de Bacala e o coma de Silvio não foram o suficiente para que ela despertasse. Em "06x20.The Blue Comet", Tony corre para casa para dizer a Carmela que ela e as crianças devem fugir e que Bacala e Silvio foram atingidos. Curiosamente, Rosalie, viúva  e mãe de um filho assassinado envolvido na máfia, está na casa, talvez, para lembrar quão sortuda Carmela tem sido e para indicar que a sorte dos Sopranos está acabando.


No episódio final, Carmela encontra Tony no quintal e diz que “Holsten é o consenso” [apesar da decisão ter sido apenas dela].

Observe que o plano original de Carmela era cozinhar em casa (“Você disse que nós teríamos Manicotti”), mas ela alterou o combinado porque tinha “reuniões com carpinteiros”. Isto representa a sua escolha pelo conforto material e o fracasso de sua revelação moral.

É simbólica essa decisão de Carmela levar Tony ao Holsten (a morte), ela poderia salvá-lo, não só fazendo o jantar em casa como alertando Tony sobre o perigo que sua vida corria, diante do que ocorreu com Silvio e Bacala, fazendo-o dar um passo atrás (como a esposa de Little Carmine), mas, poderíamos dizer, Carmela optou por "seguir sua carreira", diferente do que fez quando era jovem, quando largou a faculdade e suas ambições para ser mãe e esposa.





Nunca saberemos o nível de "esperteza" ou consciência que Carmela realmente tinha. Mas devemos lembrar que uma mulher normal não escolhe se casar com um mafioso, um homem que usa da violência para viver, que obtém dinheiro a partir de crimes e tudo mais (Charmaine, que viria a se casar com Artie, recusou Tony quando era solteira, como "vimos" em 01x03.Denial,Anger,Acceptance).

Ao longo da série, acompanhamos vários episódios que demonstram a conduta duvidosa e o caráter de Carmela. 

O ressentimento dela com a infidelidade de Tony muitas vezes a levou a quebrar seus votos matrimoniais durante alguns momentos emocionalmente carregados com seu padre, Phil Intintola (em 01x05.College), e com o pintor-decorador Vic Musto (S02E10 e S02E11). Durante a quarta temporada, Carmela teve uma paixão romântica mútua com Furio Giunta, a partir disso, vemos que ela nunca sentiu algo assim por Tony.

Ela mostrou-se disposta a usar o status de esposa de mafioso para intimidar os outros, como fez em "S02E08.Fulll Leather Jacke", onde manipulou sutilmente sua vizinha (irmã de uma professora de Georgetown), fazendo-a escrever uma carta de recomendação de Meadow (esperando que sua filha não fosse para Berkeley, ficando mais perto de casa). Além disso, ela descartou inicialmente uma correspondência de Berkeley para Meadow solicitando transcrições, mas depois a recuperou do lixo em um momento de culpa. Ao mesmo tempo que ela está muito orgulhosa das realizações e da ambição de Meadow, Carmela também é ciumenta e ressentida com a filha por Meadow conseguir a independência e o sucesso que ela sempre quis.

Em uma revelação de sua esperteza e de seu baixo nível, Carmela começou a namorar o conselheiro de orientação da AJ, Robert Wegler (05x06.Sentimental Education), enquanto buscava advogados de divórcio (mas acabou naturalmente se voltando para Tony diante das preocupações e dificuldades financeiras na criação de AJ), bem como teve uma dura ruptura com Wegler, que a acusou (corretamente, no mínimo em parte) de estar usando o sexo para manipulá-lo e dar tratamento especial a AJ na escola.


E novamente em 06x11, isto é, no episódio que Carmela tem destaque por sua viagem, o mafioso Terry Doria aceitou um encontro com Vito em um super mercado, fingindo que estava tudo bem para conseguir arrancar dinheiro (20 mil) dele, dizendo que podia ser preso por estar com pensão atrasada (ele sabia que Vito era um cadáver ambulante e que ele não iria ter de pagar a dívida). Em um paralelo com a situação de Carmela, ela voltou com Tony, reatando apesar dele não se comprometer com fidelidade, causa de muitas brigas entre eles ao longo da série (Tony apenas afirmou que seria discreto nas traições) e praticamente o obrigou (tacitamente) a comprar o terreno (600 mil) para construção de sua "spec house" em Montville, em seu nome... Curiosamente, Tony parece sentir um mal estar ao visitar o local.