Outros simbolismos no final e Mais


As principais coisas creio que já foram ditas (de modo que aqui vão aparecer apenas brevemente) com mais espaço para algumas possibilidades interpretativas.



Na cena do restaurante, preto e vermelho se destacam no esquema de cores. O vermelho representando o sangue e o preto, morte. Carmela veste um casaco vermelho brilhante sobre uma camisa preta. AJ e Meadow estão vestidos de preto. As roupas pretas podem também sugerirem que Carmela, AJ, e Meadow vão estar presente em um funeral. A velha sentada diretamente na cabine na frente de Tony (na visão de Tony) também usa uma jaqueta preta cobrindo uma camisa vermelha brilhante.


Os clientes no jantar lembram o passado de Tony e criam um sentimento sinistro dentro da cena.

A velha sentada sozinha em frente de Tony (claramente vista atrás Carmela e AJ) pode representar Livia. Isso ecoa a canção de Bob Dylan no início do episódio, "It's Alright, Ma (I'm Only Bleeding)",  Tudo Bem, Mãe (Eu Só Estou Sangrando).

O homem de cabelos grisalhos com os escoteiros se assemelha a Phil Leotoardo (também está vestindo cinza, como Phil quando foi assassinado) e é constantemente visto pairando sobre o ombro esquerdo de Tony em toda a cena. Chase nos mostra esse mesmo velho de cabelos grisalhos com os escoteiros apontando o polegar para cima se assemelhando a uma arma. Durante este mesma tomada, as palavras “Super Dave Phillip” são vistas na parede do Holsten logo acima da cabeça do velho que simboliza Phil. O homem é novamente visto de pé sobre os ombros de Tony, pouco antes do corte de tela preto.



Uma das canções do jukebox mostrado em close-up é de Graham Brown "Rock It, Billy". Isto ecoa o assassinato de Billy Leotardo, sobrinho de Phil, por Tony Blundetto. Foi esse assassinato que iniciou a raiva latente de Phil contra Tony Soprano e, posteriormente, a guerra NJ-NY.



O homem que entra no restaurante usando um boné “USA” com um padrão de cores da bandeira americana nas letras ecoa as bandeiras americanas no posto de gasolina, onde Phil é assassinado.


O gato laranja se transformou em um tigre laranja na parede traseira.

Chase mostra um jovem casal apaixonado que representa a juventude de Carmela e Tony.

Os dois jovens negros presenciaram um assassinato como ocorreu com Phil (E aqui nota-se a ironia fina da série: durante todo show vimos os negros serem retratados pelos mafiosos como delinquentes e violentos).

Os escoteiros podem representar uma infância pura que Tony nunca teve.

O atirador representa sua vida máfia.

O mural na parede de trás (com lembranças de esportes colegiais) recordam triunfos de Tony no futebol, bem como a observação de Junior, que “[Tony] nunca teve os ingredientes de um atleta de time colegial”. O mural remete também ao técnico colegial de futebol Molinaro, que assombra os sonhos de Tony (como visto em “The Dream Test”) e que acreditava que Tony poderia ter sido um grande líder/treinador. Como a vida de Tony tragicamente termina aqui, a ligação simbólica do mural com o treinador Molinaro representa oportunidade perdida de Tony (isto é, deixa-se no ar a impressão de que Tony poderia ter sido alguém bem sucedido e de boa conduta se tivesse se esforçado).


O mural na parede traseira mostra algum tipo de dormitório que se parece muito com o “Inn at the Oaks” que representou a morte em seu coma.

O jogador de futebol no mural de parede traseira usa o número “38”, que pode simbolizar o popular revólver calibre 38. O jogador também está situado atrás do ombro direito de Tony, onde o atirador agirá, talvez com seu próprio 38.

A canção "Magic Moment" é claramente vista na jukebox.

A primeira  pessoa que Tony vê entrar no restaurante é uma mulher de cabelo escuro que se assemelha a Janice.

 Don't Stop Believing. Esta foi provavelmente uma música que Tony e Carmela ouviram em seus dias de namoro. Mais importante ainda, é Tony que escolhe a música no jukebox. A música fica mais alta em certos pontos da cena e a letra comenta sobre o estado de espírito do personagem. “Apenas uma garota do interior,  Vivendo em um mundo solitário” simboliza a vida de Carmela. 

O atirador entra na letra “Estranhos esperando,  Subindo e descendo a avenida, Suas sombras procurando na noite”. Quando o atirador passa por Tony para tomar sua posição furtiva e estratégica no banheiro fora da linha de visão de Tony o volume aumenta “ ... escondido em algum lugar no meio da noite".


Outras Curiosidades


A idade de 47 anos -  Eugene diz a Tony "Vou chegar aos cinquenta daqui três anos" no episódio "6x01.Members Only", então Eugene tem 47 anos quando morreu. Tony comemora seu 47º aniversário em "6x13.Sopranos Home Movies" e é a idade em que ele morre. Phil comemora o 47º aniversário do irmão morto em "6x14.Stage 5".

O 11  (4+7) é um número a mais do que os Dez Mandamentos e simboliza a transgressão da ordem, o pecado, também relacionado a imperfeição (a perfeição é o 12). No Tarot, a décima primeira carta é a "FORÇA", ilustrada pela domesticação do leão (o nosso lado selvagem).



O Atirador de NY que dispara em Silvio em "The Blue Comet" está usando uma jaqueta "Members Only".


No episódio final, Paulie entrega uma bolsa cheia de tesoura de barbeiro para a gangue no Satriales. A cena nos remete para a conversa no barco em "Sopranos Home Movies". Durante essa conversa, Bacala diz que seu falecido pai (um famoso assassino mafioso) preferiria apenas ter ficado cortando cabelos em sua barbearia do que o estresse da vida de mafioso. Tony responde sarcasticamente que ele preferiria que o pai de Bacala atirasse nele a deixá-lo cortar seu cabelo.



Durante o decorrer da série, Tony sobreviveu a duas tentativas de assassinato. A primeira é quando os dois homens negros contratados por Júnior tentam matá-lo. A segunda tentativa é quando Júnior atira nele. Na cena final, Meadow tenta estacionar seu carro, ela  terá sucesso na terceira tentativa. Isso reflete a terceira e finalmente bem-sucedida tentativa de acabar com a vida de Tony.



Christopher afirma que ele visitou o inferno depois que ele é baleado em coma na Temporada 2. Depois que acorda, ele retransmite para Tony e Paulie um aviso de sua visita. O falecido Mikey Palmice (assassinado por Paulie e Christopher por ordem de Tony no final da Temporada 1) disse a ele para avisar Tony e Paulie - “3 horas”. É 03:00 quando Paulie recebe a notícia de seu câncer de próstata. O atirador de Tony sai do banheiro de uma posição de 3 horas. 



Chase é declaradamente fã de Martin Scorcese e de seu filme de máfia Goodfellas ("Os Bons Companheiros", 1990). Em uma cena marcante do filme, o gangster Henry Hill está surpreso com a polícia no banco de trás dele dizendo-lhe para “congelar”. Henry, em seguida, diz em uma voz em off:

Por um segundo eu pensei que estava morto, mas quando ouvi o barulho, eu sabia que eles eram policiais, apenas policiais falam dessa maneira. Se tivessem sido wiseguys, eu não ouviria coisa nenhuma. Eu teria sido morto.” [o que ocorre com Tony]



No episódio 6b “Chasing It”, Tony é obrigado a lidar com o filho problemático do falecido Vito Spatofore, Vito Jr. O episódio prenuncia os próprios problemas de Tony com AJ e também problemas que possivelmente  AJ irá ter ao presenciar a morte violenta do pai. Uma cena em particular de Tony confortando Vito Jr. é assustadoramente semelhante ao Tony suavemente tocando o braço de AJ em Holsten.






Veja uma foto no Satriales (digite "sopranos satriales" no google em imagens, e veja uma imagem promocional da série de todo o bando e repare no número 6 estampado ), o numero 6 diz respeito aos 6 mortos da foto, com exceção de Silvio, Pat e Furio. E não à toa a imagem do porco esta logo atrás de Patsy. O porco simboliza majoritariamente coisas negativas, devorador de tudo que encontra pela frente, sujeira e perversidade.