Breve Retrospectiva




Chase decidiu mostrar o destino final de Tony de uma maneira engenhosa que exigia que o público trabalhasse um pouco, mas a resposta está lá. A verdadeira identidade do assassino de Tony, e o motivo, é a verdadeira parte misteriosa do final. Abaixo está uma ilustração de como as primeiras cinco temporadas têm uma clara unidade narrativa que termina conclusivamente. Cada temporada tem seus principais temas e histórias que se fecham até o final:

Temporada 1: O principal impulso da temporada é a luta de Tony pelo controle da "família" com o tio Junior e a relação de Tony com sua mãe. A temporada termina com Tony derrotando Junior para se tornar o grande chefe de Jersey. A gangue de Júnior é destruída. Tony chega à conclusão de que Lívia não é a mãe amorosa que ele pensava que era e tenta matá-la no hospital.

Temporada 2: As duas linhas principais do enredo são as duas ameaças a Tony Soprano. Big Pussy, o melhor amigo de Tony fechou com o FBI e pode acabar com ele. Richie Aprile retorna da prisão para desafiar Tony e reaviva seu antigo romance com a irmã de Tony, Janice. Estas linhas da história são resolvidas ordenadamente. Richie é morto por Janice e Pussy é morto quando Tony descobre que ele é um traidor.

Temporada 3: As duas linhas de enredo principais envolvem Jackie Aprile Jr e sua tentativa de entrar para a Máfia (e a resistência de Tony para mantê-lo fora) e a introdução de Ralph Ciffaretto, um novo espinho para Tony. Até o final da temporada, Jackie Jr é morto sob as ordens de Tony e este resolve (pelo menos temporariamente) a disputa tida ao longo temporada com Ralphie.



Temporada 4: Este é provavelmente o menos "limpo" de todos os fins da temporada. Tony e Carmela se separam no final (embora a separação fosse uma conclusão natural a seu relacionamento durante esta temporada). O julgamento de Junior termina com um júri corrompido, com Junior evitando a prisão.

Temporada 5: A longa guerra civil entre a família de NY é o impulso desta temporada. O primo de Tony, Tony Blundetto, também é introduzido e se envolve na guerra de Nova York. No final da temporada, a guerra é resolvida quando Little Carmine se rende a Johnny Sack e Tony mata seu primo (para evitar que a família de Tony tenha sua própria guerra com NY). Além disso, Tony e Carmela reatam no final da temporada.

Dessa forma, no final da Temporada 6, acabar a série com "nada acontecendo" ou que simplesmente "a vida continua" viola a estrutura básica do seriado. Por que Chase e sua equipe de escritores iria deixar o telespectador "escolher o final"? Por que Chase introduz a perspectiva do julgamento de Tony nos últimos momentos do episódio final? A acusação iminente de Tony (por Carlo) é mencionada novamente em Holsten e, além de nos distrair do que realmente está vindo, fecha o que seria o fim de Tony se ele continuasse vivo ("de fato, existem apenas duas maneiras de um chefe acabar: morto ou na cadeia", como Tony morre, "escapa" do fim na cadeia).




 Ob: Perceba que propositalmente, claro, estas fotos de divulgação incomuns têm um sentido de sê-lo, que passa pela mística da série toda, algo como "os mortos não se foram".