Pine Barrens (S03E11)



Amplamente considerado como um dos melhores episódios da série, além de ser o mais famoso, "Pine Barrens" é o trigésimo sétimo episódio e o décimo primeiro da terceira temporada. Seu roteiro foi escrito por Terence Winter a partir de um sonho de Tim Van Patten (onde Christopher e Paulie se perdiam na floresta), tudo, claro, com a última palavra de David Chase*.

Van Patten teve seu sonho durante a segunda temporada, mas foi só no final da terceira temporada que a ideia se encaixou na trama da série. 

* Desde a primeira temporada, vários profissionais participam da criação da série, roteiristas (principalmente Terence Winter, que, mais tarde, também seria roteirista de  "Boardwalk Empire",  Matthew Weiner, criador de "Mad Men", Robin Green e Mitchell Burgess) e diretores (principalmente Tim Van Patten, de "Boardwalk Empire",  John Patterson e Alan Taylor), mas David Chase era quem editava tudo.

O episódio foi o primeiro de quatro episódios para a série dirigido por Steve Buscemi (Tony Blundetto, na trama) e originalmente foi ao ar em 6 de maio de 2001.

"Pine Barrens" levou 12 dias para ser filmado, estabelecendo um recorde como o mais longo período de filmagem para um único episódio da série.

David Chase disse que o objetivo de cada episódio é funcionar como um mini-filme. Poucos episódios individuais fornecem um exemplo mais memorável disso do que esse.




O destino de Valery 



Um dos tópicos mais especulados de fãs e críticos tem a ver com o destino do gangster russo Valery. Pouco depois de sua fuga de Paulie e Christopher no Pine Barrens, Paulie consegue acertar Valery com uma bala no último momento de sua perseguição, aparentemente na cabeça. No entanto, eles são incapazes de localizá-lo na floresta, e a câmera se afasta de Paulie e Christopher, mostrando um ponto de vista olhando para baixo de cima dos dois, sugerindo que o russo estava observando-os do alto de uma árvore. Além disso, o carro de Paulie não está lá quando retornam. O personagem nunca mais foi visto. A HBO listou Valery como "Falecido?" em materiais promocionais.


Sobre o destino do russo, Terence Winter disse:

" Essa é a pergunta que me fazem mais do que qualquer outra. Isso deixa as pessoas loucas: "Onde está o russo? O que aconteceu com o russo?" Poderíamos dizer: "Bem, ele saiu e há uma grande guerra de quadrilha com os russos", ou "Ele rastejou e morreu". Mas queríamos mantê-lo ambíguo. Você sabe, nem tudo é respondido na vida. "

Em uma entrevista a Sam Roberts, 2013, Chase foi irônico:

" Você quer dizer o russo? As pessoas vieram a mim ... Ele nunca subiu uma árvore ... Ele desabou e ele foi encontrado por alguns escoteiros. E eles entraram em contato com o ... de alguma forma ele estava carregando um pedaço de identificação, o que os levou de volta para seu chefe. Slava, o cara russo. Ele foi colocado em um hospital, e, ummm ... você sabe, como ele estava com um trauma cerebral maciço. E ele foi enviado de volta para a Rússia."

Michael Imperioli (Christopher) e Tony Sirico (Paulie) discutiram o episódio em um artigo do New York Times de 10 de junho de 2007.

" Esse episódio foi como uma pequena peça de um ato. Como uma versão diferente de Esperando Godot. Desde então, os espectadores têm esperado o gangster retornar, pronto para a vingança. Mas ele nunca reapareceu. Esse show nunca foi o que as pessoas esperavam."

No mesmo artigo Sirico disse que no script original Valery retornaria no episódio em que Cris e Paulie comentam no bar (Bada Bing) o que tinha se passado, com Cris deixando Paulie irritado ao mencionar a perda do sapato. "E no script estava que deveríamos ir lá fora e ele estava parado na esquina. Mas quando nós fomos gravar, eles tiraram isso, eu acho que David não gostou, ele queria que o público simplesmente sofresse".


Curiosidade:

- Quando estão lutando contra a fome e o frio, abrigados no furgão, Chris queria dormir, mas, após ouvir uma versão suspeita da história do que se passou na casa de Valeri de Paulie, no telefone com Tony, muda de ideia. Em um momento, ele diz que temia ser assassinado sufaco enquanto dormia para que ficasse apenas a versão de Paulie da história (colocando a culpa nele). Algo próximo a isso irá ocorrer com ele no futuro, também dentro de uma carro.



Análise



Creio que Valery morreu no bosque após o tiro de Christopher. Seu último disparate foi "sumir" já baleado, deixando seus assassinos receosos. Ele deve ter rolado, subido na árvore, se coberto de neve no chão, enfim, dado um jeito de não deixar rastros de suas pegadas (afinal ele tinha sido do exército...), mas ele não poderia escapar com um ferimento tão grave... e de pijamas. Na prática, sabemos que ele não escapou pelo fato de que a trupe de Tony nunca foi procurada por ele ou sua turma.

O episódio mostra o fim definitivo da amizade de Paulie e Chris. A rivalidade entre eles foi crescendo conforme Chris foi subindo, tanto na disputa por espaço na gangue como por dinheiro. (Chris inicialmente era subalterno de Paulie, além de ser mais novo do que ele, era o preferido de Tony por ser seu "parente", primo de Carmela - a mãe do pai de Christopher é irmã do pai de Carmela; Além disso, Tony gosta de Christopher desde que este era criança devido a grande amizade que tinha com seu pai, Dickie Moltisanti, membro da gangue de Johnny Soprano).

Também ocorre aqui o fim definitivo da imagem de durão de Paulie para Tony, acostumado a vê-lo como um grande mafioso desde sua juventude. Isso ocorre pela confusão que Paulie se meteu em cumprir sua tarefa (simplesmente pegar os 5 mil que Valery devia a Silvio). No fim, ele importunou Tony (que estava com sua amante), perdeu o dinheiro de Silvio (foi roubado junto com o carro) e deixou no ar um possível enrosco de Slava para com Tony, pela agressão de sua gangue à Valery. O fim de Paulie para Tony fica evidenciado na cena em que ele diz para Paulie limpar a maionese que estava no seu queixo...

 

Mas devemos lembrar que Paulie não estava sozinho nessa confusão. Chris estava lá também... e também demonstrou sua incompetência, em menor grau, para Tony. Em contraposição aos dois, continuamos vendo a ascensão de Bob Baccala, aqui através de sua experiência com caça e sobrevivência na mata. Ele ainda sofre com as risadas e piadas de Tony, mas ao longo da série vai ganhando respeito e subindo degraus, até deixar os outros para trás (Paulie por sua mentalidade limitada para ser um dos grandes; e Chris pelo vício em drogas e pelo crescente rancor para com Tony, por julgar que este era ingrato, principalmente após a morte de Adriana). Assim, Baccala sobe até formar o núcleo duro da gangue juntamente com Tony e Silvio, já no fim da série.



Ob: Quando eles estavam filmando a reação de Tony ao traje de caça de Bobby (Steve Schirripa),  este surpreendeu Gandolfini (Tony) entrando na cozinha usando um cinto vibrador. A resposta de Tony e o riso, apontando para Bobby e depois curvando-se sobre a pia, é a tomada real de Gandolfini vendo o cinto em Schirripa (e Dominic Chianese, tio Júnior, tentando não comprometer a cena). [documentário da HBO, James Gandolfini: Homenagem a um Amigo (2013)]

Ob 2: "Pine Barrens" foi mencionado por Chris em S01E08 ao desenterrar o cadáver de sua primeira vítima Emil Kolar. ("Vamos levá-lo para Pine Barrens antes que construam aqui.")


O Título 

"Pinho Barrens" é uma área protegida pela "New Jersey Pinelands Commission" no sul de Nova Jersey. Na série, Christopher e Paulie foram lá para ocultar o suposto cadáver do russo beberrão Valery. Na verdade, a produção não conseguiu licença para filmar nesse local e as cenas da floresta acabaram sendo filmadas no parque de Harriman, em Nova York. O curioso é que o responsável do condado de Essex que negou a autorização (chamou os Sopranos de uma "desgraça para os italianos") foi preso mais tarde por corrupção.

Pine Barrens é um local conhecido dos policiais por ser usado por criminosos para esconderem corpos (veja).



Referência ao filme de máfia Ajuste Final (Miller's Crossing, 1990)

Quando Paulie e Christopher levam Valery ao bosque para atirar nele, arrastando-se alguns metros atrás dele com suas armas, há um clara  alusão ao filme "Miller's Crossing" dos irmãos Coen, no qual Steve Buscemi tem um pequeno papel (como Mink). (Além de uma fotografia linda, esse filme tem um ótimo roteiro, com alguns propositais exageros. Vale a pena conferi-lo)






 Paulie:                "Não vai acreditar nisso. Ele matou 16 tcheco-eslovacos...
                             Ele era um decorador de interiores!"
 
 Christopher:       "A casa dele parecia uma merda."