Motivos de Patsy querer Tony morto e mais


No episódio final, Jason Gervasi é preso por vender ecstasy. Nós posteriormente sabemos que seu pai (Carlo) fez um acordo com o FBI a fim de salvá-lo.  E depois ficamos sabendo que Carlo vai testemunhar contra Tony.

Antes de saber da prisão de Jason Gervasi, há um momento estranho no funeral de Bacala onde Patsy Parisi chama seu filho Jason para sair da mesa onde Jason Gervasi estava sentado. Chase corta então para Jason Gervasi observando-o sair da mesa e Patsy tem um olhar bravo em seu rosto quando seu filho se aproxima. Esta cena pode implicar preocupações de Patsy sobre seu filho sair com Gervasi, devido às suas crescentes atividades ilegais, especialmente considerando que a família de Patsy vai se aproximar muito da de Tony com o casamento de Patrick Jr. e Meadow.

Patsy pode estar preocupado com o fato das atividades ilegais de seu filho eventualmente poderem complicar Tony. Isto, obviamente, se concretiza quando Carlo faz acordo com o FBI para salvar seu filho da prisão. Patsy calcula que Tony poderia pensar que ele poderia fazer o mesmo.

 
Mais tarde, Tony e Carmela recebem Patsy e sua esposa em um jantar comemorativo do noivado de Patrick Jr. e Meadow,  Em um momento, Carmela pergunta a esposa de Patsy se Jason Parisi não virá para o jantar. A esposa de Patsy responde nervosamente que achava que ele tinha sido convidado. A implicação é que Patsy está preocupado que Tony poderia culpá-lo por não manter o controle sobre "os dois Jasons". Tony, em seguida, confirma isso ao falar sobre a recente detenção de Jason Gervasi (Tony já sabe neste momento que Carlo fez acordo para salvar o filho). Tony, claramente agitado, em seguida, refere-se aos dois Jasons como "amigos." A esposa de Patsy continua nervosa para responder, mas Patsy (obviamente preocupado sobre o que Tony poderia pensar), com raiva e sem rodeios, corta ela.


Desde que Jason Gervasi foi preso e seu pai posteriormente teve que salvá-lo, é razoável pensar que Jason Parisi será o próximo a ser preso, pois ele estava possivelmente envolvido nos mesmos crimes com Jason Gervasi. É interessante notar que Paulie diz a Tony que foi Patsy quem disse a ele sobre a prisão de Jason Gervasi, o que sugere ainda mais o quanto "os dois Jasons" estão interligados (ou como Patsy e Paulie...).  

A prisão potencial de Jason Parisi poderia levar Tony a querer se livrar de Patsy. Consequentemente, Patsy estaria consciente de que ele poderia ser um homem morto... É concebível que Patsy saberia onde Tony estaria (através do relacionamento de seu filho mais velho com Meadow) e esteve envolvido no assassinato.

Ob: Curiosamente, a esposa de Patsy admira a qualidade da porcelana dos Sopranos no jantar. Isto pode revelar que os Parisi viviam em condições financeiras bem diferentes dos Sopranos, o que poderia deslumbrar um desejo de melhora por parte de Patsy, que ainda não havia sido promovido... Isso já foi mostrado antes na série, no final do episódio 12 da 3° temporada, quando vemos a diferença de nível de conforto e de consumo da família de Tony e a de Patsy (quando este compra ostras)

Em uma das cenas finais em 6B, Paulie aceita a promoção para chefiar a área originalmente dos Aprile (que estava com Ralphi e depois com Carlo), mas não antes de saber que Tony iria dar a posição a Patsy, se ele não a quisesse. Patsy poderia estar infeliz por não ser promovido a tanto tempo, visto que na 4°  temporada ele fica chateado por Chris ser promovido em vez dele para chefiar a área de Paulie, enquanto este estava  preso. Provavelmente Patsy cooperou para a morte de Tony juntamente com Paulie e Butchie (NY) com a promessa de que iria assumir os remanescentes da gangue de Jersey.





Patsy 


Durante toda a série conhecemos quem é Patsy. Inicialmente, poderiamos pensar que  ele não  é o tipo que daria um golpe no chefe. Ele está mais para o tipo de Bobby, cumpridor de regras, um facilitador, ajudante e não como um mafioso típico, isto é, um sociopata, um assassino louco por dinheiro (como Paulie, Silvio, Pussy). Mas vimos uma mudança em seu comportamento. No episódio 12 da 3°Temporada ele ameaça Glora Trillo e  no episódio 1 da 4° Temporada ele encara Chris e espanca um trabalhador negro.





 
Tony ordenou o assassinato do irmão gêmeo de Pat, Philly Parisi ("Spoons") na 2° temporada. No primeiro episódio da  3° temporada, no aniversário dos gêmeos, Patsy, ainda está de luto. FORA DE SI, louco por vingança, ele entra no quintal de Tony e aponta sua arma, mas não dispara. Patsy começa a chorar, guarda a arma e mija na piscina de Tony (o que mostra que ele não se importa com a família soprano). Tony não viu a tentativa abortada e finalmente convence (ameaça) Patsy a superar a morte de seu irmão.







Nesse 1° episódio da terceira temporada  podem estar dicas do futuro.


Patsy diz que "Existe um laço entre gêmeos. Se não tiver vivenciado, não vai entender." Tony não o leva a sério e faz piada "Quer se matar? Amarre os laços dos sapatos e coma um pedaço de braciole".

Gigi diz a Tony que ele estava preocupado por Pat estar bebendo muito e dizendo que sabe quem matou o irmão dele. Gigi:

"Não se engane, ele gosta de você. Mas vai ser difícil vir trabalhar dia após dia e olhar nos olhos do cara que matou o irmão dele. Tendo que sorrir e tudo."

No episódio do roubo de material no Esplanade vemos como Patsy era mto esperto, com um simples olhar de Cris ele concluiu que estava autorizado a roubar (e de fato estava, apesar de Cris negar mais tarde quando Tony ficou bravo).


Esse vídeo é um resumo explicando o final.





A Teoria do 1° episódio

No 1° episódio da 6º temporada vemos que Eugene vai ter uma ligação importantíssima com a morte de Tony. E aqui é o primeiro episódio da 3 temporada e o personagem crucial é Patsy.


Em S01E01 vemos o que vai se passar adiante na série: Tony virando chefe, Cris cometendo assassinato, Hesh dando conselhos, Meadow hostilizando sua mãe, AJ alienado, Tony se descobrindo com Melfi, Junior implicando com Tony e, no final, vemos Cris ameaçando trair Tony.

Mas uma coisa muito interessante e que terá ligação com o final é a questão do assassinato de Pussy Malanga por Junior. Este pretendia assassinar Malanga no restaurante de Artie. Em 6A (ep01) vemos que Junior atirará em Tony pensando ser Malanga.


Na S02E01 vemos a morte do irmão de Patsy. Na S03E01 vemos a raiva de Patsy contra Tony.

Em S04E01 Paulie está na cadeia e se aproxima de J. Sack, deixando claro que ele poderia trair Tony (como de fato o fez, apesar de depois ter recuado).

Em S05E01 temos a notícia que o primo de Tony (Blundetto) irá sair da prisão. Posteriormente sabemos que ele vai causar um mágoa gravíssima em Phil (matando seu irmão),  que irá desencadear um grande ressentimento deste contra Tony.

Só nos episódios que iniciam as temporadas já há muitas dicas de para onde tudo irá desaguar.