A Pintura de Tony com Pie-O-My

Clique na imagem para ampliar.


Provavelmente podemos dizer que Paulie pendurou o quadro por gosto/estética, em primeiro lugar, e, secundariamente, por culpa.

Em S05E13, quando Tony descobre a pintura, podemos ver pelo menos 4 quadros na pequena sala de Paulie, sem contar a pintura de T. Ele de fato gostava de quadros/decoração (decorar as paredes com quadros é muito comum nos EUA). "Pintura de cavalo em moldura de madeira. Vale 30 mil, no mínimo". Ele tinha gosto por pintura clássica ("Como nas pinturas que vemos no tribunal. Algo de classe").

Paulie estava com conversas com Johnny Sack por trás de Tony há tempos e ao descobrir que Ralph sumiu e que Nova York poderia ter culpa, ele tremeu. Isto o fez relembrar o quão ardiloso é Johnny Sack.

Como Bensie diz a Tony na sexta temporada, tudo que Paulie tem na vida é sua honra, sua imagem de durão e a do bando. Ele sempre teve muita admiração particularmente por Tony, apesar deste muitas vezes não demonstrar muito respeito para com ele. Creio que a escolha por fazer de Tony um general está relacionado a isso ("Não precisa ser Napoleão. Algo como Napoleão"), a admiração por Tony (boss, líder) e ao fato deles se acharem guerreiros, "soldados".

Ele colocou a pintura de frente para TV, atrás dele quando está assistindo televisão ou apenas sentado em seu sofá, o que pode significar que em Tony ele podia confiar (apesar das insatisfações que também tinha) e os olhares receosos para ela, o medo no caso de Tony descobrir suas conversas com Johnny .


A ira de Tony

Tony Soprano era um sociopata com vários complexos. Ele tinha a tendência de transformar tristeza em raiva/violência, como pode ser visto na surra de cinta que deu em Zellman (por este namorar a russa Irina, ex de Tony) e no assassinato de Ralph (pela égua). Ao rever a pintura, o sofrimento que teve pela morte de Pie-O-My novamente veio à tona, desencadeando raiva para com Paulie, que guardou a pintura. Não bastasse isso, Tony ainda se viu retratado, em sua visão, como um jockey...


Tony estava enfrentando seu teste de liderança mais difícil, todos queriam a morte de Tony B, mas ele não queria ceder. Paulie, junto com Silvio e Chris, não são apenas seus caras mais leais, são os caras que mantêm os inferiores em ordem. Neste episódio, ele teve um encontro agressivo com Paulie sobre algo tão trivial quanto uma pintura de um animal. Quando Tony irado joga a pintura no lixo, a câmera mostra Tony literalmente pisando em cascas de ovos. Isso pode significar que Paulie não esquecerá isso, tipo "ele não sabia com quem estava mexendo" (Tony não ia na casa de Paulie há muito tempo, quando vai faz isso...). Ele estava literalmente pegando o respeito e carinho de Paulie e jogando no lixo.